terça-feira, 29 de abril de 2008

A prova de Tudo / Man vs Wild

Um inglês chamado Bear Grylls demonstra técnicas de sobrevivência nos lugares mais inóspitos possíveis, fica “perdido” apenas com a roupa do corpo, uma faca, um cantil e as vezes uma pederneira (usada para fazer fogo, para quem não sabe). Ali ele demonsta como que teria que fazer caso acontecesse com alguém, ensina como se alimentar, vai em busca de água, alimento, sempre com alguma teoria interessante de onde poderia encontrar civilização e poder voltar para casa. Come coisas como: larvas, zebra crua, coelho, ovos de corvo, escorpião, cobras, etc.


Bear Grylls cresceu na ilha de Wight, onde começou a escalar com seu pai quando ainda era criança. Serviu nos serviços aéreos especiais da Força Britânica, e enquanto desempenhava sua função sofreu um grave acidente ao saltar de pára-quedas sobre o sul da África.

Apesar do acidente, tornou-se o mais jovem alpinista britânico a chegar ao cume do Monte Everest e regressar com vida. Grylls registrou esta experiência no livro “Facing Up”.

Com a mesma equipe com a qual alcançou o Everest, deu a volta ao Reino Unido em um jet ski.

Também liderou a primeira travessia sem auxílio em um barco inflável nas frias águas do Atlântico Norte. O feito inspirou o livro “Facing the Frozen Ocean” , e ele foi premiado pela Marinha Real Britânica.

Em junho de 2005, Grylls e mais dois companheiros estabeleceram um recorde mundial ao celebrar uma ceia em uma mesa suspensa em um globo de ar quente a 24.000 pés de altura. Um menu de três pratos foi servido a Bear em pleno ar, e depois o intrépido aventureiro ainda saudou a rainha. A missão da aventura era celebrar o 50º aniversário do Prêmio Duque de Edimburgo.

Bear vive em um barco no rio Tâmisa com sua esposa Shara e seus dois filhos, Jesse e Marmaduke. Apresenta, desde 2006, no canal Discovery, o programa “À prova de tudo” (”Man vs. Wild”, nos EUA, e “Born Survivor: Bear Grylls”, na Grã Bretanha) em que adentra lugares selvagens do planeta, onde turistas costumam se perder ou correr perigo.

Ao chegar em cada local, Bear busca o caminho de volta à civilização, mostrando ao longo de sua aventura importantes técnicas de sobrevivência. Grylls viaja com uma equipe composta por dois cinegrafistas, que segundo o programa, têm instruções rígidas para não ajudá-lo, a menos que se encontre em uma situação de vida ou morte.

De acordo com nota da Reuters de 24 de julho de 2007 [1], o programa não é completamente honesto. A embarcação improvisada usada para escapar da Floresta na Península de Osa (Costa Rica) foi feita por consultores de sobrevivência, o local é densamente povoado e servido por estradas, o ponto mais distante da praia é 7 km. Em outro episódio, cavalos apresentados como “selvagens” teriam sido trazidos pela produção.


Trailer do Man vs Wild 2ª temporada


Site oficial: BearGrylls.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém tem ideia de qual jaqueta ele usa em seus programas, ela molha mas não sai do corpo...